Projeto “Câmara Mirim” está de volta.

21/03/2022

O projeto “Câmara Mirim” que havia sido paralisado temporariamente, devido à pandemia, está de volta em Pirangi, com eleição e posse previstas para o início de abril. A decisão em retomar o projeto foi do presidente da Câmara Municipal, Alessandro Pantalião. Ele, ao lado do vereador Eduardo Perles, realizou as primeiras visitas a escola estadual Maestro Villa Lobos convidando os alunos a participar da iniciativa. A vereadora Eliane Taxiotti e o vereador Gabriel Rissi Vieira também participaram da ação.

No processo de eleição dos vereadores mirins podem participar do pleito alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Cada série elege três alunos que terão a oportunidade de vivenciar o trabalho do parlamentar. Ao todo, são nove vereadores titulares e nove suplentes, mesmo número de representantes da Câmara convencional. O mandato tem duração de dois anos.

O projeto tem como objetivo geral promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Assim como a Câmara dos adultos, os vereadores mirins podem propor leis, requerimentos, moções e indicações, e também possuem um Regimento Interno. Os jovens parlamentares se reúnem mensalmente com as mesmas regras das sessões adultas. As sessões são realizadas uma vez por mês, geralmente na terceira sexta-feira de cada mês.

Para o presidente da Câmara, é importante manter essa proximidade da Câmara com a escola para que os alunos conheçam de perto como é o funcionamento da Casa de Leis. “Estamos relançando a Câmara Mirim para que estudantes tenham condições de sentirem por um período a responsabilidade de um parlamentar, como apresentam e defendem projetos, como votam, entre outras atribuições de um vereador”, declarou. Pantalião ainda acrescentou: “acreditamos que a educação é o alicerce para a formação do cidadão e a Câmara pode dar essa contribuição para a nossa juventude”. O projeto foi instituído em Pirangi no ano 2012, por iniciativa do então vereador Pedro Fantasia, e entrará em sua quinta edição.