Câmara dá posse a vereadores mirins.

06/05/2022

Nove estudantes da escola estadual Maestro Villa Lobos foram diplomados vereadores mirins e tomaram posse para o mandato no biênio 2022/2024 em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Pirangi, nesta sexta-feira (6). O evento contou com a presença da prefeita Angela Busnardo (Bila), da diretora de Educação, Ana Maria Vidotti Fernandes e da diretora escola Villa Lobos, Renata Aparecida Padilha Coviello.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Alessandro Júnior Pantalião, e teve ainda a participação especial da Banda 7 de Março. Autoridades, professores e familiares dos vereadores mirins também prestigiaram a solenidade. Todos os vereadores usaram a tribuna para parabenizar os vereadores mirins eleitos neste mandato, dando as boas vindas aos jovens legisladores e desejaram um mandato de muito aprendizado.

O projeto tem como objetivo promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Seu autor foi o ex-vereador Pedro José Guirado, mais conhecido pelo simpático apelido de Pedro Fantasia, que foi lembrado nos discursos pela iniciativa. Seu filho, Pedro Miguel Guirado, esteve presente no evento. Assim como a Câmara dos adultos, os vereadores mirins podem propor leis, requerimentos, moções e indicações, e também possuem um Regimento Interno. Os jovens parlamentares se reúnem mensalmente com as mesmas regras das sessões adultas. As sessões são realizadas uma vez por mês na Câmara Municipal.

O projeto, que existe desde 2012, havia sido paralisado temporariamente, devido à pandemia, mas retorna esse ano por decisão do presidente Pantalião. Ele ressaltou a importância do programa destacando que, como vereador mirim, o estudante vai conhecer a rotina do legislativo, debater problemas do município, oferecer soluções e, enfim, viver o dia a dia de um vereador, conhecendo das suas responsabilidades e atribuições. Em sua opinião, a iniciativa também aproxima o legislativo da escola e, consequentemente, da própria comunidade.