Câmara cassa mandato da prefeita e empossa vice.

28/09/2023

Dois terços dos vereadores votaram a favor do impeachment da prefeita Bila Busnardo; sessão terminou na madrugada.

Em uma longa sessão extraordinária, de quase sete horas e meia, a Câmara de Pirangi aprovou o impeachment da prefeita Bila Busnardo. O resultado saiu já na madrugada, por volta da 1h20, deste dia 28 de setembro. Depois da leitura do processo e posicionamento da defesa, os vereadores apreciaram oito denúncias de infrações político-administrativas, crimes de responsabilidade e atos de improbidade administrativa supostamente cometidos pela chefe do Executivo e duas delas foram aprovadas por seis votos favoráveis e três contrários, culminando na cassação do mandato da prefeita municipal.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Perles, que seguiu os ritos regimentais e os preceitos legais. Inicialmente foram lidos os documentos apresentados pela Comissão Processante e pela defesa. Cada vereador ainda discursou por 15 minutos. Em seguida, a defesa da prefeita teve duas horas para fazer os esclarecimentos. O último momento foi a votação das infrações indicadas no relatório final da Comissão Processante.

Com a decisão do Legislativo, quem passa a comandar o Executivo é o vice-prefeito Dr. Otávio Scardelato. O ato de posse ocorreu após o término da sessão. Ele já foi prefeito da cidade em duas ocasiões: de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996.

Fotos: Leonardo Graciano