22 de março - Dia Mundial da Água.

22/03/2022

Considerada patrimônio natural do planeta, a água é um bem essencial para a sobrevivência de seres humanos, plantas e animais, além de ser indispensável para a realização de tarefas diárias. Apesar de sua importância indiscutível, o recurso é muitas vezes utilizado de maneira indiscriminada, causando poluição, escassez, desperdício e até mesmo a contaminação. 

Para chamar a sociedade a refletir sobre a importância não só do uso consciente, mas para encontrar maneiras de preservar e proteger essa riqueza até então abundante em nosso planeta, neste dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada há quase três décadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).  

E, para contribuir com atitudes conscientes, ajudar a preservar esse bem precioso e ainda incentivar a mudança de hábito na rotina das pessoas, a Câmara Municipal preparou três dicas. Confira!  

 

– Escovar os dentes: reduza o consumo de 48 para 2 copos de água abrindo a torneira apenas para molhar a escova e para enxaguar a boca. A economia pode ser ainda maior se o enxague for feito com apenas um copo de água.   

– Lavar louça: deixar a torneira aberta por 15 minutos para lavar louças pode gerar um gasto de 468 copos de água, mas se deixá-la fechada enquanto ensaboa os pratos, o consumo pode ser reduzido para 80 copos.  

–Tomar banho: o banho deve ser rápido e, se possível, de até cinco minutos, tempo suficiente para fazer a higienização do corpo.   

 

Quando o banho é mais demorado, de 15 minutos, por exemplo, e com o registro aberto, o consumo de água equivale a 540 copos, mas é possível reduzir o consumo para apenas 180 copos fechando o registro ao se ensaboar e ligando apenas para enxaguar o corpo.  

Ainda é possível economizar água, fechando a torneira ao lavar o rosto, fazer a barba, reutilizando água da máquina de lavar roupas para limpar o quintal e molhar as plantas, evitando lavar calçadas e varandas com a mangueira ligada, por exemplo. Assim, além de contribuir com a preservação do planeta, a economia é sentida também no bolso.