15ª Sessão Ordinária - 2013

11/10/2013

Matérias discutidas na 15ª Sessão Ordinária realizada no dia 08 de outubro de 2013.

Vereadores presentes: ANGELA MARIA BUSNARDO, JOÃO ALBANI NETO, LUIZ CARLOS DE MORAES JÚNIOR, LUZIA AP. CASTRO G. FACUNDINI, MARIA CÉLIA PIRONI ANDRADE, MARIA DE FÁTIMA LANFREDI DOS SANTOS, PEDRO JESUS FERNANDES, ROQUE DONIZETE CÂMARA e o Presidente PAULO ROBERTO MAGALHÃES.

O Projeto de Lei nº 25/2013, de 27 de setembro de 2013, que "ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2014"; O Projeto de Lei nº 26/2013, de 04 de outubro de 2013, que "ALTERA PPA E LDO PARA O EXERCÍCIO DE 2013, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS"; e o Projeto de Lei Legislativo nº 14/2013, de 07 de outubro de 2013, que "DISPÕE SOBRE A RESTRIÇÃO DO USO DE TELEFONE MÓVEL NO INTERIOR DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS E SIMILARES NO MUNICÍPIO DE PIRANGI, NA FORMA QUE ESPECIFICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS", foram lidos e encaminhados às comissões permanentes para emitirem seus respectivos pareceres.

O Projeto de Lei Complementar Legislativo nº 03/2013, de 12 de agosto de 2013, que "DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS", foi votado em Primeira discussão e votação na Ordem do Dia e rejeitado por unanimidade.

A Moção nº 09/2013, de autoria da Vereadora Maria de Fátima Lanfredi dos Santos, foi votada em única discussão e votação no Expediente e aprovada por unanimidade.

Moção de Aplausos nº. 09/2013

Requeiro à Douta Mesa Diretora desta Colenda Câmara Municipal, que observados os preceitos regimentais, depois de ouvido o Egrégio Plenário, digne-se de aprovar e encaminhar a presente MOÇÃO DE APLAUSOS ao DIA INTERNACIONAL DO IDOSO, comemorado no dia 01 de outubro.

O dia internacional do idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos.

Em nossa sociedade, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isso significa deixar de fazer para que façam pela gente, deixar de ser cidadão, deixar de ser família, etc. Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito à opinião própria, etc.

Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.

A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. No contexto social temos várias formas agradáveis de viver esta fase da vida, participando de grupo de idosos, de dança, artesanato, realizando viagens, fazendo caminhadas, mantendo-se atualizado, frequentando cursos e, desta forma, preenchendo significativamente o nosso envelhecer.

Todos devem olhar para a pessoa idosa como ser humano integral valioso e amado por Deus e pelos seus entes queridos. Não se pode considerar apenas sua força física, mental e sua saúde. É preciso respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada. As pessoas idosas podem trazer de volta muitos valores perdidos pela sociedade de consumo e pela violência.

Esta mensagem é para todos os idosos, pois os mesmos possuem experiência em disseminar conhecimento por onde passam.

Este dia do Idoso é um bom dia para reflexão, para pensarmos como temos tratado nossos idosos e lembrarmos que, se o curso da vida seguir normalmente, todos seremos idosos um dia. Cuidar bem do idoso é respeitar o nosso próprio futuro.

Ante o exposto, ouvido o Plenário e atendidas às formalidades de praxe, REQUEIRO que fique constando na ata desta presente Sessão Legislativa, Moção de Aplausos para o Dia Internacional do Idoso, e também que seja publicado em nossos jornais para o conhecimento de toda a população pirangiense.

Sala das Sessões "Waldomiro E. Santamaria".

Pirangi-SP, 05 de outubro de 2013.

MARIA DE FÁTIMA LANFREDI DOS SANTOS

Vereadora