14ª Sessão Ordinária - 2019.

24/09/2019

Seguem as matérias da 14ª Sessão Ordinária, realizada no dia 24/09/2019.

Vereadores presentes: ANGELA MARIA BUSNARDO, DOUGLAS FRANÇA AIRES SCARDELATO, FABIO COLA DE LIMA, LUIZ CARLOS DE MORAES JÚNIOR, ROQUE DONIZETI CÂMARA, RORIVALDO OTÁVIO DAS CHAGAS, SIDNEY ZÓSIMO VIDOTTI e o Presidente JUAREZ EDUARDO RIBEIRO.

Vereadora ausente: MARIA DE FÁTIMA LANFREDI DOS SANTOS.

- O Projeto de Lei nº 26/2019, de 16 de setembro de 2019, que “AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CELEBRAR CONVÊNIO COM O DETRAN-SP PARA COOPERAÇÃO TÉCNICA, MATERIAL E OPERACIONAL, EM ESPECIAL CONCESSÃO DE USO DE IMÓVEL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”; e o Projeto de Lei Nª 27/2019, de 20 de setembro de 2019, que “DISPÕE SOBRE A DESAFETAÇÃO DE IMÓVEL PÚBLICO QUE ESPECIFICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”; foram lidos no Expediente e encaminhados para as Comissões Permanentes para emissão de seus respectivos pareceres;

-  O Projeto de Lei Legislativo nº 05/2019, de 28 de agosto de 2019, de autoria do Vereador Juarez Eduardo Ribeiro, que “DISPÕE SOBRE A CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE E FUNCIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DAS REDES PÚBLICA VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO BÁSICA EM NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS.”; foi apreciado em ÚNICA discussão e votação na Ordem do Dia e aprovado por unanimidade;

- A Moção nº 05/2019, de autoria do Vereador Luiz Carlos de Moraes Júnior; foi apresentada no Expediente e apreciada em única discussão e votação, aprovada por unanimidade;

MOÇÃO DE APLAUSOS Nº 05/2019

Requeiro à Douta Mesa Diretora desta Colenda Câmara Municipal, que observados os preceitos regimentais, após ouvido o Egrégio Plenário, digne-se de aprovar e encaminhar a presente “MOÇÃO DE APLAUSOS” à aluna do 2º Colegial da Escola Maestro Vila Lobos e ex-Vereadora Mirim desta Colenda Casa de Leis: SÂMELA BAPTISTA DE SOUZA pelo seu  S L A M, que foi amplamente divulgado nas Redes Sociais e está sendo aplaudido por toda população, professores, amigos e autoridades que ficaram maravilhados com suas palavras.

S L A M nada mais é do que uma poesia com identidade. Para o slam, regras como rima, métrica, estrofe não são de grande importância. Trata-se na verdade de uma poesia falada onde os artistas têm muito mais liberdade de criação.

Diferentemente da poesia clássica, no S L A M o verso é livre, e as inspirações vêm por diversos meios como no rap e no hip-hop, onde os temas geralmente são sobre questões políticas, econômicas e sociais relacionadas à periferia: racismo, feminismo, desemprego e violência contra a mulher são alguns deles. Os artistas deste gênero são conhecidos como slammers.

Foi através de uma atividade solicitada aos alunos do 2º colegial da Escola Maestro Vila Lobos que aprendiam sobre esse tipo de escrita que a aluna e ex-vereadora mirim Sâmela Baptista de Souza criou o SLAM abaixo, um texto que impressionou e impactou a todos que leram e assistiram seu vídeo, por sua profundidade e veracidade:

“Eram barulhos silenciosos,

Mas quando em silêncio era ensurdecedor

As paredes falavam por nós aquilo que a tecnologia calou

as pichações nos metrôs e nas paredes do seu bairro mais que você não vê

porque a vitamina “D” do seu celular te cegou

bocas fechadas, mais as redes sociais estão sempre abertas

um post sobre AMOR,

mais nenhum BOM DIA pra pessoa sentada no banco do teu lado

que tá ocupada demais publicando sobre a sua dor

fotos com EU TE AMO, mais nenhum toque sincero que prove

mensagens quentes, mais corações frios,

mentes fechadas, mas as redes sociais sempre abertas

o sangue escorre no rasgo da reciprocidade que chora, grita, implora

eu estou aqui, me usem, me encontrem em lugares reais

no O TINDER, no INSTAGRAM, tanto faz

Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia cedeu a nossa humanidade

Einsten disse isso décadas e décadas atrás

E hoje o grito sagaz que ecoa no buraco da nossa comunicação

Nos mostra que... de certo ele tinha razão

Somos simples marionetes controladas por um aparelho

Do tamanho da palma da mão

Você silencia algumas conversas,

Mas há tempos já silenciou a sua emoção

Sente mais com aquilo que tá longe do que aqueles que estão do teu lado

Aceita ser manipulado, usado e alienado por aquilo que a mídia produz

O que tem pro café da manhã? Fraude, conversas cheias de vazio

É a correria do dia a dia,

é o choque de realidade toda manhã quando o despertador toca

é a rotina que dói, que massacra e corrói

são 5 MIL amigos no facebook ou os 2 MIL seguidores no TWITTER

Amontoe os troféus de cada curtida a mais

Emoldure o quantos, quantos retweets você conseguiu

Mais chore sozinho no seu quarto

Porque... no final do dia você sabe...

Que Não importa quantas mensagens você tenha no watsapp

é  você por você mesmo”.

Ante o exposto, ouvido o Plenário e atendidas às formalidades de praxe, REQUEIRO que fique constando na ata desta presente Sessão Legislativa, Moção de Aplausos, à estudante e ex-vereadora mirim SÂMELA BAPTISTA DE SOUZA”.

Sala das Sessões “Waldomiro E. Santamaria”.

Pirangi-SP, 16 de setembro de 2019.

LUIZ CARLOS DE MORAES JUNIOR