01ª Sessão Ordinária - 2012

14/02/2012

Vereadores presentes: BENEDITO PEGORALLO, FRANCISCO AUGUSTO PERLES, JOÃO ALBANI NETO, MARIA DE FÁTIMA LANFREDI DOS SANTOS, PAULO ROBERTO MAGALHÃES, PEDRO JESUS FERNANDES, ROQUE DONIZETE CÂMARA e o Presidente PEDRO JOSÉ GUIRADO.

 

Vereador Ausente: DOUGLAS FRANÇA AIRES SCARDELATO.

 

A Emenda n°. 01/2012 ao Projeto de Lei Complementar n°. 01/2012, de autoria do Vereador João Albani Neto, foi votada em única discussão e votação na ordem do dia e aprovada por unanimidade.

 

Os Requerimentos de números:- 02/2012, de autoria do Vereador Paulo Roberto Magalhães, 03/2012 e 04/2012, ambos de autoria do Vereador João Albani Neto, e os Requerimentos Verbais, de autoria dos Vereadores Pedro Jesus Fernandes, Maria de Fátima Lanfredi dos Santos e Roque Donizete Câmara, foram votados em única discussão e votação na ordem do dia e aprovados por unanimidade.

 

A Moção de Pesares número:- 01/2012, de autoria de todos os Vereadores desta Casa de Leis, foi votada em única discussão e votação na ordem do dia e aprovada por unanimidade.

 

Indicações: foram encaminhadas para o Senhor Prefeito Municipal para que sejam tomadas as devidas providências.

                       Autoria

N° 01/2012 – Benedito Pegorallo.

N° 02/2012 – Benedito Pegorallo.

N° 03/2012 – Benedito Pegorallo.

N° 04/2012 – Maria de Fátima Lanfredi dos Santos.

N° 05/2012 – Maria de Fátima Lanfredi dos Santos.

N° 06/2012 – Maria de Fátima Lanfredi dos Santos.

N° 07/2012 – Pedro Jesus Fernandes. 

 

INDICAÇÃO:

 

01/2012

 

INDICO à Mesa nos termos Regimentais, ao DD. Senhor Prefeito Municipal, BRÁS DE SARRO, no sentido de Vossa Excelência entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, solicitando, daquele órgão público, estudos visando dar continuidade no “Programa Melhor Caminho”, na estrada rural Pirangi – Cachoeirinha, até a divisa do nosso Município. 

 

 Justificativa:-

 

É importante dizer que, a referida estrada é uma das maiores que compõe a malha viária do nosso Município e atende grande parte dos produtores rurais. Assim, a continuação do programa viria de encontro aos anseios dos moradores daquele bairro, tendo em vista que já foram executados quatro quilômetros do “Programa Melhor Caminho” naquela estrada.

Ressaltamos que, se Vossa Excelência conseguir viabilizar o programa em foco, com certeza o investimento pretendido facilitará muito o transporte de pessoas e o escoamento da produção agrícola com maior rapidez, segurança e redução de custos, beneficiando toda a população daquela região.

 

Sala das Sessões “Waldomiro E. Santamaria”.

 

Pirangi-SP,  07 de fevereiro de 2012.

 

BENEDITO PEGORALLO

Vereador

 

02/2012

 

INDICO à Mesa nos termos Regimentais, ao DD. Senhor Prefeito Municipal, BRÁS DE SARRO, no sentido de Vossa Excelência determinar para que, quando houver necessidade de se quebrar o asfalto das ruas da cidade para o conserto da rede de água e esgoto, o serviço de tapa buracos, com massa asfáltica, seja também feito o mais rápido possível. 

 

 Justificativa:-

 

Nossa proposição prende-se ao fato de que, quando é preciso quebrar a pavimentação das ruas, para os consertos mencionados, geralmente o buraco fica exposto por vários dias, ou até por semanas a fio.

Ressaltamos que, tal procedimento gera transtornos no trânsito, além de reclamações por parte dos usuários, com toda a razão, porque buraco na rua significa acidente à vista. 

 

Sala das Sessões “Waldomiro E. Santamaria”.

 

Pirangi-SP,  07 de fevereiro de 2012.

 

BENEDITO PEGORALLO

Vereador

 

03/2012

 

INDICO à Mesa nos termos Regimentais, ao DD. Senhor Prefeito Municipal, BRÁS DE SARRO, no sentido de Vossa Excelência estudar a possibilidade de ser designado um Auxiliar de Enfermagem para prestar atendimento nas escolas municipais. 

 

 Justificativa:-

 

Nossa proposição prende-se ao fato de que as escolas municipais são freqüentadas por um grande número de crianças pequenas, onde, diariamente, ocorrem problemas de saúde, como por exemplo, febre, dor de garganta, indisposição, diarréia, ou até mesmo, algum acidente provocado por brincadeiras no pátio.

Por isso, seria de grande relevância a existência de profissionais especializados em saúde nas referidas escolas, para prestarem os primeiros socorros a essas crianças e encaminhá-las para procedimentos médicos, quando o caso exigir.

Vale ressaltar que, estamos reiterando a Indicação de nº. 04/2011, encaminhada a Vossa Excelência dia 09 de fevereiro de 2011.    

 

Sala das Sessões “Waldomiro E. Santamaria”.

 

Pirangi-SP,  07 de fevereiro de 2012.

 

BENEDITO PEGORALLO

Vereador

 

04/2012

 

 

INDICO à Mesa nos termos Regimentais, ao DD. Senhor Prefeito Municipal, BRÁS DE SARRO, no sentido de Vossa Excelência providenciar melhorias na iluminação geral da Praça Dr. Clementino Canabrava Filho, em especial, ao redor das fontes.

 

Justificativa:-

 

A apresentação da presente proposição visa garantir maior segurança aos moradores do local, inibindo a prática atos de vandalismo, pois a falta de iluminação adequada faz com que eles e as pessoas que por ali transitam, se sintam ameaçados, tornando o local perigoso e propício para a prática de atos ilícitos.

 

Sala das Sessões “Waldomiro E. Santamaria”.

 

Pirangi-SP, 10 de fevereiro de 2012. 

 

MARIA DE FÁTIMA LANFREDI DOS SANTOS

Vereadora

 

05/2012

 

INDICO à Mesa nos termos Regimentais, ao DD. Senhor Prefeito Municipal, BRÁS DE SARRO, no sentido de Vossa Excelência providenciar a construção de varandas laterais na parte inferior, que faz divisa com a propriedade do Sr. Aparecido Pirondi, em todas as casas localizadas na Vila do “Lions Clubs”.

 

Justificativa:-

 

A apresentação da presente proposição se dá em virtude de solicitação de moradores do mencionado local, pois a ausência de varandas laterais nas mencionadas casas faz com que seus moradores sofram com a ação da chuva e do sol, fatores estes, prejudiciais à saúde dos mesmos, sendo que, quando chove, as águas adentram por debaixo das portas, invadindo vários cômodos das casas e causando estragos nas portas.

Cabe-me esclarecer que esta solicitação visa reforçar o requerimento apresentado, neste mesmo sentido, pelo Vereador João Albani Neto, em março de 2011.      

Sala das Sessões “Waldomiro E. Santamaria”.

 

Pirangi-SP, 10 de fevereiro de 2012.

  

MARIA DE FÁTIMA LANFREDI DOS SANTOS

Vereadora

 

06/2012

 

INDICO à Mesa nos termos Regimentais, ao DD. Senhor Prefeito Municipal, BRÁS DE SARRO, no sentido de Vossa Excelência providenciar a dedetização de insetos em toda a divisa, em ambos os lados, do Almoxarifado Municipal com a Vila do “Lions Clubs”.

 

Justificativa:-

 

A apresentação da presente proposição se dá em virtude de reclamações dos moradores da mencionada vila, que alegam que é intensa a invasão de formigas, advindas da divisa com o Almoxarifado Municipal, fato este que vem causando diversos transtornos aos mesmos, tendo em vista que esta infestação de formigas traz inúmeros prejuízos em suas residências, pois elas atacam alimentos, roupas, etc.         

 

Sala das Sessões “Waldomiro E. Santamaria”.

 

Pirangi-SP, 10 de fevereiro de 2012. 

 

MARIA DE FÁTIMA LANFREDI DOS SANTOS

Vereadora

 

07/2012

 

 

INDICO à Mesa nos termos Regimentais, ao DD. Senhor Prefeito Municipal, BRÁS DE SARRO, no sentido de Vossa Excelência encaminhar ao o setor competente, que providencie a construção de um redutor de velocidade (lombada) na Rua Prof. Geraldo dos Santos, na altura do n°. 520.

     

Justificativa:-

 

A presente solicitação se faz necessária em virtude de reclamações de moradores da mencionada via, pois alegam que os motoristas trafegam em alta velocidade pelo local, colocando em risco a segurança dos moradores.

Sala das Sessões “Waldomiro E. Santamaria”.

 

Pirangi-Sp, 13 de fevereiro de 2012.

                          

 PEDRO JESUS FERNANDES

Vereador

 

REQUERIMENTO

 

02/2012         

 

REQUEIRO, ouvido o Plenário, que seja aprovado meu requerimento no sentido do Senhor Prefeito Municipal providenciar a iluminação da Praça de Exercício do Idoso, localizada na Rua Mal. Floriano Peixoto, ao lado do Centro de Convivência do Idoso.

                                   

          Justificativa:-

 

A presente solicitação se faz necessária, pois o local encontra-se totalmente desprovido de iluminação, motivo este que o torna propício para a prática de atos ilícitos durante o período noturno, causando medo e insegurança aos moradores daquela região, como também, facilita a ação de vândalos que danificam os equipamentos instalados no local.  

Sala das Sessões “Waldomiro E. Santamaria”.

 

Pirangi-SP, 10 de fevereiro de 2012.

                        

PAULO ROBERTO MAGALHÃES

Vereador

 

03/2012

 

REQUEIRO, ouvido o plenário, que seja aprovado meu requerimento no sentido do Senhor Prefeito Municipal construa galeria de águas pluviais no cruzamento da Avenida Pascoal Marino com a Rua José Magatti próximo a Associação Anti Alcoólica de Pirangi.

 

Justificativa:-

 

Tal justificativa se dá pelo fato de o local ser de alta susceptibilidade à erosão, e pela razão da água escoa superficialmente através do canaleta existente no local.

 

Existe também o fato de que a canaleta que escoa a água da chuva, mesmo de média intensidade, não suportar o volume escoado, vindo a água invadir a oficina e residências vizinhas, causando sérios prejuízos aos munícipes.

 

Vale ainda ressaltar o fato de ter sido aprovado por esta Câmara Municipal a lei 2204/2012, destinados para a execução de pavimentação asfáltica na Rua Euclides Polachini, que fica a cerca de 30 metros do local, e que ira aumentar ainda mais o volume de água na canaleta de escoamento.

 

Sala das Sessões “Waldomiro E. Santamaría”.

 

Pirangi-Sp, 12 de fevereiro de 2012. 

 

JOÃO ALBANI NETO

Vereador

 

04/2012

 

REQUEIRO, ouvido o plenário, que seja aprovado meu requerimento no sentido do Senhor Prefeito Municipal execute a expansão da rede elétrica na Rua José Orlando de Souza Distrito Industrial.

 

Justificativa:-

 

Tal requerimento se dá pelo fato de no local a administração publica ter doado dois terrenos a munícipes e os mesmos não possuem energia elétrica, tendo que os mesmos utilizarem energia de empresas vizinhas.

 

Esse requerimento é uma constante reivindicação dos empresários do distrito industrial, pois trata-se de um trecho pequeno, porem de grande importância para garantir segurança através da iluminação e fornecimento de energia suficiente para os pequenos empreendedores instalados no local.

 

Sala das Sessões “Waldomiro E. Santamaría”.

Pirangi-Sp, 12 de fevereiro de 2012. 

 

JOÃO ALBANI NETO

Vereador

  

VERBAL /2 012

 

Vereador – PEDRO JESUS FERNANDES.

 

REQUEIRO Verbalmente à Mesa nos termos Regimentais, após ouvido o Douto Plenário, ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, Brás de Sarro, que providencie a instalação de placas de PARE, na Rua Mal. Floriano Peixoto, esquina com a Avenida Antônio Bernardes Filho, em ambos os sentidos – tanto no sentido centro – bairro, como no sentido bairro – centro.

Esclareço que a apresentação desta proposição se dá em virtude de ser intenso o tráfego de veículos no mencionado cruzamento, sendo que, a ausência de placas indicando parada obrigatória o torna extremamente perigoso, sendo constante a ocorrência de acidentes, tendo em vista que apenas sinalização de solo não é suficiente para controlar o trânsito no local.

 

Sala das Sessões “Waldomiro Ernesto Santamaria”.

 

Pirangi - SP, 14 de fevereiro de 2012.

                                                                            

VERBAL /2 012

 

Vereadora – MARIA DE FÁTIMA LANFREDI DOS SANTOS

 

                               REQUEIRO Verbalmente à Mesa nos termos Regimentais, após ouvido o Douto Plenário, ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, Brás de Sarro, que providencie o envio de ofício à Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL, como também, adote as medidas que se fizerem necessárias visando à retirada do poste de energia elétrica localizado na Rua Dr. Campos Salles, na altura do número 549, bem como, sua recolocação alguns metros abaixo deste local.  

A apresentação do presente requerimento se deve em virtude de reclamações de moradores do local, pois em dias chuvosos, toda a enxurrada, proveniente da Rua Dr. Campos Salles, bate no mencionado poste e se desvia para dentro da residência de número 549, que fica repleta de água e lama, fato este que tem causado inúmeros transtornos e prejuízos aos seus moradores.    

 

Sala das Sessões “Waldomiro Ernesto Santamaria”.

 

Pirangi - SP, 14 de fevereiro de 2.012.

 

VERBAL /2 012

 

Vereador – ROQUE DONIZETE CÂMARA.

 

                               REQUEIRO Verbalmente à Mesa nos termos Regimentais, após ouvido o Douto Plenário, ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal Brás de Sarro, que providencie para que sejam efetuados reparos no asfalto (tapa buracos) na Avenida Antônio Bernardes Filho, na altura da Borracharia São Cristóvão (Borracharia do Chulé), tendo em vista que o referido trecho desta via pública encontra-se esburacado, fato este que dificulta o tráfego de veículos, podendo ocorrer acidentes, inclusive envolvendo os pedestres que por ali transitam.

                                                                                                                              

Sala das Sessões “Waldomiro Ernesto Santamaria”.

 

Pirangi - SP, 14 de fevereiro de 2012.

  

MOÇÃO

 

MOÇÃO DE PESARES N°. 01/2012

 

Requeremos à Douta Mesa Diretora desta Colenda Câmara Municipal, que observados os preceitos regimentais, após ouvido o Egrégio Plenário, digne-se de aprovar e encaminhar a presente MOÇÃO DE PROFUNDOS PESARES pelo falecimento do Padre Thomaz Rodero Lopes, ocorrido no dia 03 de fevereiro do corrente ano.

Padre Thomaz Rodero Lopes nasceu no dia nove de julho de 1930, na cidade de Pirangi. Seus pais, Afonso Rodero Costa e Isabel Lopes Viudes, vieram da Espanha para o Brasil em busca de trabalho. Durante sua infância, sempre muito esforçado, estudava no período da manhã e trabalhava no período da tarde no armazém de sua família, juntamente com seus irmãos, José e Teresa.

Muito apegado à Igreja Católica, desde criança ajudava na sua Paróquia, atuando como coroinha. Aos 15 anos entrou para o Seminário São Camilo, localizado na cidade de São Paulo, onde permaneceu por quatro anos, tendo que se afastar por problemas na visão. Então, retornou para Pirangi, e continuou se dedicando à Igreja, atuando como sacristão.

Durante 26 anos Padre Thomaz trabalhou como servente escolar na Escola “Joaquim de Abreu Sampaio Vidal”, mas durante todo esse período continuou prestando auxílio nos serviços paroquiais.

Foi ordenado diácono no dia 04 de janeiro de 1981 e, em 02 de fevereiro de 1996, aos 65 anos, reconhecido pela Igreja Católica por toda sua dedicação e pelos serviços prestados, Thomaz foi ordenado padre na cidade de Pirangi, pelo Bispo Dom Luiz Eugênio Perez.

Mudou-se para a vizinha cidade de Monte Alto, e por sua dedicação à paróquia Senhor Bom Jesus, ele recebeu o título de cidadão Monte-Altense. Padre Thomaz sempre foi sinônimo de amor, afeto e evangelização e, soube, de verdade, acolher as pessoas.

Mesmo não atuando em Pirangi, todas as segundas-feiras vinha visitar seus familiares e amigos e, acabava sendo procurado por diversas pessoas, em busca de conselhos e palavras de ajuda, de conforto e de encorajamento, necessárias nas horas de incerteza, desânimo e aflição.

Homem de oração profunda, viveu intensamente o amor a Deus e ao próximo, sempre comprometido com a ajuda e com o apoio a todos. Sua presença ficará para sempre entre nós!

A ele, a nossa homenagem, o nosso reconhecimento, o nosso carinho e a nossa saudade.

Aos familiares do Padre Thomaz Rodero Lopes externamos a nossa mais sincera e incondicional solidariedade, e que sejam fortalecidos na fé de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Portanto, nada mais justo do que esta Casa Legislativa apresentar votos de profundos pesares pela morte do Padre Thomaz Rodero Lopes.

 

 

Câmara Municipal de Pirangi, 08 de fevereiro de 2012.